Publicado em 28 de junho de 2019.

O prefeito Tião Miranda realizou, nesta sexta-feira (28), a entrega de mais três veículos para a Rede Municipal de Saúde e um novo veículo para o Procon. A cerimônia foi realizada na frente da sede Prefeitura Municipal. Foi entregue uma ambulância completamente equipada para o SAMU, através de um convênio com Ministério da Saúde. Além de uma van com acessibilidade para o Departamento de Atenção Básica (DAB) e uma ambulância básica, que será destinada ao Posto de Saúde José Manuel da Iniciação, na Vila Brejo do Meio, zona rural da cidade.

Com pouco mais de oito mil habitantes, a Unidade de Saúde de Brejo no Meio atende em torno de 200 pessoas por semana, entre atendimentos médicos, de enfermagem e vacinas. O gerente da unidade de saúde José Manuel da Iniciação destaca a importância dessa aquisição para a região. “A ambulância que temos hoje já não atendia a expectativa da comunidade. Com certeza é algo muito importante. Vai propiciar um serviço melhor para a população. Agradecer o olhar holístico e clínico do prefeito de observar tanto as zonas urbanas como as rurais”, conta.

O secretário de saúde Luciano Lopes Dias frisa que já são sete veículos entregues para área da saúde apenas este ano, mas que os investimentos na frota não irão parar. “Há muito tempo queríamos mais ambulâncias para o SAMU, conseguimos destravar o Ministério da Saúde. Propiciar melhores condições de trabalho e atendimento à população tem sido uma das pautas prioritárias desse governo”, ressalta.

Além da área de saúde, o serviço de Proteção ao Consumidor recebeu uma Triton L200. O veículo será utilizado sobretudo para atender a zona rural da cidade. “´É uma conquista. Era um sonho para quem atua nessa área. Às vezes não tínhamos disponibilidade para zona rural que também é um público do Procon, agora temos um veículo para atender toda demanda do nosso município. Podemos inclusive fazer mais parcerias”, comemora Zélia Souza, coordenadora do Procon Marabá.

Novos investimentos

O prefeito Tião Miranda anunciou que já está sendo planejada a aquisição de mais duas ambulâncias, com recursos próprios da prefeitura, para o SAMU. “Marabá atende muita demanda das cidades vizinhas. Investimos 32% de recursos próprios na saúde, muito mais que os 15%, que é o mínimo. O SAMU estava realmente necessitado. Estamos atrás de comprar essas duas ambulâncias, com recurso próprio, para renovar a frota”, afirmou.

Tião Miranda também anunciou que já está sendo realizada a compra de mais duas ambulâncias para zona rural, buscando atender a Vila Capistrano de Abreu e a Vila Santa Fé. “Estamos estruturando a saúde de Marabá. É rotineiro entregarmos cada dia mais ambulâncias. É importante estruturarmos nossos órgãos e beneficiar mais a população”, conclui.

Fonte: Prefeitura Municipal de Maraba-PA