Publicado em 19 de junho de 2019.

Com o objetivo de melhorar o atendimento prestado à população, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, adquiriu quatro novos veículos que vão auxiliar na operacionalidade das ações da Secretaria de Saúde. A solenidade de entrega, que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 19, na Praça Rui Barbosa, no Centro da cidade, contou com a presença do prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; do secretário de Saúde, Vítor Lavinsky; do vereador, Roque Silva, líder da maioria na Câmara Municipal; do vereador, José Simões de Carvalho, líder do governo na Câmara; dos demais vereadores; demais secretários municipais; do diretor de Regulação, da Secretaria de Saúde, Eduardo Almeida Pecorelli, e de membros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Foram adquiridas duas ambulâncias, sendo uma para atender ao Serviço Móvel de Urgência 192 Avançado e a outra, uma ambulância básica, para transporte de pacientes. Os outros dois veículos são modelos minivan Spin Chevrolet, que serão usados para transportar os atendidos pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

“Nesse momento estamos felizes com a chegada dessa nova ambulância, Unidade de Suporte Avançado, que está chegando para otimizar o serviço à nossa comunidade. Só quem tem a ganhar com essa nova ambulância é a comunidade e, é claro, também, vai estar auxiliando o nosso trabalho, do nosso serviço que contava apenas com duas ambulâncias: uma de Unidade de Suporte Avançado e outra de Unidade de Suporte Básico. Agora, nós estamos tendo duas Avançadas e uma de Suporte Básico. A Avançada é uma ambulância que é tripulada pelo médico, enfermeiro e o condutor. Dentro dela tem os equipamentos necessários para o atendimento de suporte avançado, que seria mala de vias aéreas, que é utilizada pelos médicos, e monitor cardíaco, tem o respirador mecânico, é o que define o suporte avançado. A básica não tem esses equipamentos.”, disse o enfermeiro e coordenador do SAMU 192, Daniel Rabelo.

“É de fundamental importância para a gente estar renovando a frota de veículos da Secretaria de Saúde. Estamos recebendo, hoje, uma ambulância básica; dois veículos Spins, que têm capacidade para sete lugares, e mais uma ambulância Avançada, do SAMU. A ambulância básica e os dois Spins servirão para os pacientes que fazem parte do programa Tratamento Fora do domicílio (TFD), para dar um melhor conforto, para amenizar os problemas dos pacientes que necessitam de tratamento em outras cidades. É importante ressaltar que o investimento foi realizado com recursos próprios da Secretaria de Saúde, apenas cerca de 20% foi com recursos oriundos de emendas parlamentares do deputado estadual, Bebeto Galvão, e o município de Jequié agradece ao deputado. Estamos extremamente satisfeitos e felizes com mais essa aquisição para a Secretaria de Saúde.”, disse o secretário de Saúde, Vitor Lavinsky.

De acordo com o prefeito, Sérgio da Gameleira, os novos veículos são uma grande conquista para a administração municipal.

“Mais uma grande conquista para a nossa cidade! A frota de veículos da Saúde foi novamente reforçada nesta gestão. A Prefeitura de Jequié já havia adquirido o ônibus para os usuários do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), já havia modernizado o Odontomóvel, equipamento que estava obsoleto e subutilizado e colocou ele de volta ao atendimento da população. Agora, a Secretaria de Saúde recebe esses quatro novos veículos que vão ajudar, sobremaneira, na melhoria do atendimento de saúde para a nossa população. Sem falar nas outras ações que a Secretaria de Saúde vem realizando, com as reformas das Unidades de Saúde da Zona Rural, a inauguração do Centro de Assistência e Tratamento Especializado (CATE), a obra do CAPS, no bairro Jequiezinho, que iremos inaugurar em breve. Estamos felizes por estarmos fazendo a diferença para o nosso povo!”, disse o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jequié-BA